A equipe de divulgação do IBGE, coordenada pelo sr. Fernando Gallina fez uma explanação completa sobre a importância da coleta dos dados do censo 2022 para que o governo e toda a sociedade tenham um panorama completo da realidade brasileira. A importância do Censo 2022 e a defesa dos direitos da mulher foram temas de palestras realizadas na manhã desta sexta-feira, (16/09), para os alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco.
A palestra foi bastante interativa e, segundo o aluno da 3ª série do Ensino Médio José Nivaldo, “o assunto é fundamental para que toda população responda com exatidão a pesquisa, evitando assim distorções nos dados levantados”. Já a aluna Ana Letícia, também da 3ª série, constatou que “a seriedade e competência dos profissionais envolvidos em todo o processo vai gerar dados confiáveis e que vão apontar caminhos para os problemas que enfrentamos”, declarou a jovem.
Fotos: Divulgação MSMT
Logo depois da palestra da equipe do IBGE, a professora do Curso de Direito da UCDB Nabhia Maksoud apresentou para os alunos um panorama bem atual sobre a Lei Maria da Penha, descrevendo as implicações jurídicas para os atos praticados contra as mulheres. Uma equipe do DACLOBE trouxe as novidades do Curso de Direito para os alunos com uma exposição durante o intervalo.
A aluna Ana Letícia ressaltou a importância dos alunos “acompanharem os relatos de uma advogada tão esclarecida e engajada na luta pelos direitos da mulher” como a professora Nabhia. O José Nivaldo disse que “a palestra ajudou a esclarecer muitos aspectos sobre a valorização e o respeito que precisamos ter para com as mulheres”, afirmou.
Para a professora Eliane Santos, “projetos como este, além de aprofundar conhecimentos necessários para o Enem e Vestibulares, contribuem para a formação integral dos nossos alunos, sendo um dos principais diferenciais de uma casa salesiana”.
Com informações: Missão Salesiana de Mato Grosso, IBGE