Nesta quinta-feira, 5 de janeiro, a Santa Casa de Campo Grande realizou os primeiros transplantes renais do ano de forma simultânea em dois pacientes que realizavam hemodiálise há anos. Os órgãos vieram de um doador falecido, de 22 anos que foi vítima de acidente trânsito e foi diagnosticado com morte encefálica e a família autorizou a doação em seguida.
O primeiro a receber o novo orgão foi o aposentado José Gavilan, de 62 anos, morador de Campo Grande era hipertenso e aguardava desde 2014 na fila por transplante. Em 2016, ele realizou uma cirurgia cardíaca, para uma vascularização do miocárdio. O segundo paciente foi a funcionária pública Lúcia Helena Gomes Joaquim, de 45 anos, que também era hipertensa e aguardava na fila por oito anos.
A cirurgia teve início às 7h e terminou por volta das 12h, sem nenhuma intercorrência. A equipe que realizou a cirurgia do paciente José foi composta pelos médicos, dr. Adriano Lyrio, dr. Gustavo Dutra e dr. Ricardo Tamazato. E a equipe que realizou da paciente Lúcia foram dr. Guilherme Stangarlin, dr. Waldemar Casuo e dr. Guilherme Napoleão. De janeiro a dezembro de 2022, foram realizados oitos transplantes renais na Santa Casa de Campo Grande.
Com informações: Ascom Santa Casa