27.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioClimaMoradores de Aral Moreira levam susto com fenômeno climático

Moradores de Aral Moreira levam susto com fenômeno climático

A nuvem em forma de redemoinho apareceu no céu do município de Aral Moreira, região sul de Mato Grosso do Sul, que fica a 376 Km da capital, na manhã desta quarta-feira (18/01). O fenômeno foi gravado em vídeo por alguns moradores que não esconderam o medo. Alguns declararam que poderia ser um tornado, enquanto outros imaginaram até mesmo um furacão.

O registro da nuvem foi feito em uma região próxima a Ponta Porã. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a formação desse fenômeno se dá em razão da circulação de ventos em alta velocidade na base de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus). Pode dar origem ao estágio inicial da formação de um tornado quando a nuvem toca o solo com outros fortes ventos associados.

O meteorologista Natalio Abrahão Filho lembra que esse fenômeno é chamado de nuvem funil, “se tocar o solo passa a se chamar de tornado e ocorre na base da nuvem cumulonimbus. Vem acompanhado de ventos fortes acima de 70kmh e tem efeito destruidor sendo alimentado pelo calor e pela umidade”, declarou. Natálio ainda destaca que o fenômeno pode se formar em qualquer lugar do mundo. “Pode se formar também em qualquer época do ano, mas tem locais que são mais favoráveis a sua ocorrência, como o meio oeste dos EUA”, lembrou.

De acordo com a Defesa Civil de Ponta Porã / MS, até o momento não houve registro de ocorrências relacionadas ao fenômeno.

Fonte: @inmet

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes