A Associação Brasileira de Frigoríficos recebeu nesta quinta-feira (23/03) a informação do Ministério da Agricultura e Pecuária de que a China vai retomar as compras de carne bovina do Brasil.
Em entrevista à TV Globo nesta quinta-feira (23), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo federal deve habilitar novos frigoríficos para exportarem carne bovina ao mercado asiático.
A China suspendeu a compra de carne bovina brasileira em 22 de fevereiro, quando um caso atípico de mal da vaca louca foi detectado em uma pequena propriedade no sudeste do Pará. O país asiático é responsável por 60% do total dos embarques para o exterior e é o principal destino da carne bovina brasileira.
Assim, o Brasil deve recuperar e até superar, de acordo com o ministro, os prejuízos causados por quase um mês de embargo à importação de carne bovina do país. Frigoríficos de Rondônia, Espírito Santo e Paraná conseguiram hoje o aval do governo chinês para exportar carne bovina para o país asiático.
A volta dos embarques de carne para a China foi anunciada por Fávaro diretamente de Pequim, onde ele está com comitiva formada por mais de 100 empresários do setor agropecuário. De acordo com ele, a decisão foi confirmada por autoridades sanitárias do país asiático.
Com informações: Canal Rural, Agência Brasil