25.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioAgroGovernador de MS experimenta proteína originada de pesquisa da UCDB

Governador de MS experimenta proteína originada de pesquisa da UCDB

Brigadeiro preparado por pesquisadores continha insetos cultivados para serem fonte de proteína na alimentação humana

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante a abertura a edição 2023 da Dinapec, promovida pela Embrapa Gado de Corte, que ocorreu na quarta-feira (22), experimentou a proteína a base de tenébrios que é produzida em laboratório por um grupo de pesquisadores do curso de Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Acadêmicos que integram o grupo levaram amostra de brigadeiros para degustação.

“Apesar de estarmos em um estande de pragas de pastagem, apresentamos que os tenébrios não são pragas. E a proteína que eles produzem, que incluímos na receita do brigadeiro, chamou muito a atenção das pessoas. Foi muito interessante ver a reação das pessoas, pois todo mundo queria provar”, destacou a acadêmica do 7º semestre de Zootecnia, Ana Eloisa de Jesus Pereira.

O estudo é liderado pelos professores Rodrigo Gonçalves Mateus (zootecnista) e Lucas Castro Torres (agrônomo e entomologista) com auxílio de seis acadêmicos. Os insetos são criados em uma temperatura entre 25 e 30 graus e totalmente no escuro, são alimentados com o substrato de trigo, trocado a cada 15 dias, já que o material que sobra são húmus (fezes), que por sua vez servem como adubo para as plantas. Eles recebem ainda como fonte de hidratação, já que não bebem água, porções de chuchu em até três vezes por semana.

Antes das larvas se tornarem insetos, elas são abatidas, servindo de proteína para a alimentação de animais e também de seres humanos. O produto não é indicado para quem tem alergia a camarão.

Os Tenébrios são besouros da família Tenebrionidae, podendo ter alguns milímetros até alguns centímetros, tendo seu representante mais conhecido o Tenébrio-da-Farinha (Tenebrio molitor).

Olhar 67 - Governador de MS experimenta proteína originada de pesquisa da UCDB
Tenebrio molitor. Foto: Sanja565658

Como todos os besouros, são holometábolos, ou seja, tem todos estágios de desenvolvimento: ovo – larva – pupa – adultos e possuem um par de asas anteriores rígidas, chamadas como élitros, que protegem como um “estojo” as asas membranosas que são mais delicadas.

Algumas espécies de tenebrionídeos são consideradas pragas agrícolas, devido sua preferência por habitarem locais secos. Podem ser frequentemente encontrado em moinhos, armazéns e depósitos de cereais e grãos, subprodutos como farinhas e farelos também podem conter esses insetos, sejam larvas ou adultos. O controle desses insetos está vinculado ao uso de inseticidas, entretanto, pesquisas recentes mostram que populações estão ficando resistentes à esses agentes químicos.

A edição da feira tecnológica, com o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, termina nesta sexta-feira (24). Hoje, estudantes de escolas públicas estaduais partiicpam da Dinapec Jovem.

Com informações: Assessoria

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes