22.8 C
Campo Grande
23/11/2024 - sábado
spot_img
InícioMeio ambienteCurso de pós-graduação aumenta capacidade de PMAs em conservação de natureza

Curso de pós-graduação aumenta capacidade de PMAs em conservação de natureza

Especialização promovida pelo IFMS, PMMS e IHP terá novas vagas em 2023

O curso de pós lato-sensu de Estratégias para Conservação da Natureza, a ser realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), deve abrir vagas no próximo semestre deste ano. O novo termo de cooperação entre o IFMS e IHP está sendo elaborado.

Uma reunião realizada no gabinete do Comando-Geral da PMMS, nesta sexta-feira (28), serviu para tratar de questões sobre o curso.

Esse é o único programa no país voltado especificamente para capacitar, principalmente, policiais militares ambientais para atuarem na conservação da natureza, bem como aprenderem técnicas de planejamento que viabilizam as autoridades públicas a serem produtoras de natureza. Apesar de ser realizado em Mato Grosso do Sul, há incentivo para que participantes de todo o Brasil possam inscrever-se.

O objetivo do curso, dividido em cinco módulos, é capacitar os alunos para poderem intervir no território nacional de forma conjunta com diferentes atores e organizações para promover uma gestão integrada da biodiversidade. Conhecimentos científicos e legais são as bases dessa educação ambiental.

Ao todo, são 18 meses de curso, divididos em uma carga horária de 460 horas, sendo 400h destinadas às aulas e 60h para o desenvolvimento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Parte da grade é feita com aulas online e há também atividades práticas a serem realizadas em Corumbá e Ladário, bem como na região da Serra do Amolar, no Pantanal.

Olhar 67 - Curso de pós-graduação aumenta capacidade de PMAs em conservação de natureza
Foto: Ascom IHP

Antes de ser um programa de pós-graduação com apoio do IFMS, essa formação era dada em formato de capacitação e foi criada em 1992 para atender a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. Em 2005, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) passou a realizar a capacitação em Corumbá (MS) e já foram formados mais de 700 policiais militares ambientais de todo o Brasil.

“Estamos aqui para estreitar ainda mais os laços de parceria entre o IFMS, o Instituto Homem Pantaneiro e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Ficamos muito orgulhosos por ofertar a especialização em Estratégias para Conservação da Natureza no Campus Corumbá, e estamos na expectativa para a abertura da segunda turma. E nos colocamos à disposição para desenvolvermos, conjuntamente, novos projetos em prol da preservação do bioma Pantanal”, destaca a reitora do IFMS, Elaine Cassiano.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul está engajada no projeto por ter atuação ativa em ações de preservação do Pantanal e de outros biomas. O Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Renato dos Anjos Garnes, ressalta a importância da pós-graduação para os policiais militares que atuam no Policiamento Ambiental.

“O Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem papel de destaque na preservação de nossas riquezas naturais. As demandas que competem à nossa Corporação são contínuas e exigem de nós um conhecimento cada vez mais profundo das evoluções referentes ao policiamento ambiental. A qualificação de nossa tropa possibilita continuarmos a prestar um serviço de qualidade à população sul-mato-grossense e aqueles que vêm a nosso estado.”

Olhar 67 - Curso de pós-graduação aumenta capacidade de PMAs em conservação de natureza
Foto: Ascom IHP

O presidente do IHP, Ângelo Rabelo, está engajado nessa formação desde seu início, na década de 1990, e foi o criador desse programa educacional. “Esse curso forma oficiais para que tenham uma compreensão melhor para realizar planejamento e ter uma visão técnica aprimorada na prevenção e conservação da natureza. Atuar na conservação da natureza é um grande desafio, que tem sido cada vez mais demandado por parte de autoridades. No Brasil, existem 8 mil homens e mulheres atuando na Polícia Militar Ambiental”, detalha.

Conteúdo da pós-graduação

As aulas serão feitas, predominantemente, a distância, em regime modular, com cinco módulos no total. Entre os temas abordados estão:

  • ecologia básica;
  • biologia da conservação;
  • fundamentos e práticas em educação ambiental;
  • gestão e manejo de áreas protegidas;
  • histórico das políticas ambientais no Brasil;
  • legislação ambiental aplicada ao policiamento ambiental;
  • planejamento, manejo e gestão de bacias hidrográficas;
  • alternativas para a gestão de recursos hídricos;
  • sistemas de informações geográficas;
  • geotecnologias aplicadas ao meio ambiente.

A pós-graduação Estratégias para Conservação da Natureza ainda tem conteúdos voltados à metodologia de ensino a distância, metodologia científica e tópicos especiais – em formato híbrido, composto por simpósio, workshop, mesa-redonda e curso de campo, com a participação de profissionais convidados. As aulas práticas, que correspondem a 25% da carga horária, serão administradas pelo IHP. Os alunos precisam apresentar, ao final do curso, um trabalho de conclusão (TCC).

As informações sobre inscrições serão divulgadas em breve, no site oficial do IFMS.

Com informações: Ascom IHP.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes