27.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioGeralBombeiros resgatam corpo de indígena no rio Aquidabán

Bombeiros resgatam corpo de indígena no rio Aquidabán

O corpo de um indígena desaparecido nas águas do rio Aquidabán finalmente foi localizado e entregue a seus familiares. O homem se afogou após cair de uma balsa precária na cidade de Cerro Corá, departamento de Amambay.

O corpo de Armando Luis Fleitas Valiente, 25 anos, filho de um barqueiro da comunidade indígena Pikycua, foi localizado nesta segunda-feira (01/05) por bombeiros voluntários no rio Aquidabán, na cidade de Cerro Corá, departamento de Amambay.

De acordo com informações da família, o jovem se afogou após cair nas águas do rio Aquidabán na noite do último sábado (29/04). Ele tentava atravessar o rio a bordo de uma jangada precária, por onde passam diariamente várias pessoas, entre professores e alunos da Escola Pikycua.

O bombeiro voluntário Isidro Zárate explicou ao portal paraguaio Última Hora que nesta segunda-feira estavam realizando buscas para a área e a 300 metros do local onde ele desapareceu, o cadáver foi encontrado boiando.

“O que é preocupante é a precariedade de como essas pessoas lidam com essa jangada, não têm segurança, imagine quando chove e o rio Aquidabán começa a subir, a água vai ter uma correnteza muito forte e essas pessoas estão se arriscando”, disse.

Além disso, disse que o Ministério de Obras Públicas (MOPC) ou o Secretaria de Assuntos Indígenas deveria “tomar providências”.

O bombeiro ainda lembrou que há cinco anos, no mesmo local e com a mesma jangada, mais de nove indígenas já haviam se afogado. “Infelizmente a ponte todos foram embora com a corrente d’água do rio Aquidabán. E agora estão se arriscando, a jangada não tem a mínima condição de segurança para essas pessoas passarem, até os professores se arriscam a passar para cumprir sua tarefa educacional. Isso deve ser resolvido o mais rápido possível”, acrescentou.

Ele comentou que o local por onde passa a jangada tem 12 metros de profundidade e que o rio Aquidabán possui poços.

Com informações: Ultima Hora (PY)

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes