23.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioEconomiaTransferências de dinheiro via DOC e TEC não serão mais feitas pelos...

Transferências de dinheiro via DOC e TEC não serão mais feitas pelos bancos

Os bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos, entidade que representa os principais bancos do Brasil) anunciaram que não irão mais oferecer transferências via DOC e TED até 29 de fevereiro de 2024. A medida divulgada nesta quinta-feira (04/04) é válida tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

As transações bancárias de DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Eletrônica de Crédito) são utilizadas para transferir dinheiro entre contas bancárias diferentes, mas existem algumas diferenças entre elas. Uma das principais diferenças é o tempo de processamento. O DOC pode levar até 1 dia útil para ser compensado, enquanto a TEC é compensada no mesmo dia, desde que seja realizada dentro do horário bancário.

O valor máximo que pode ser transferido por meio de um DOC é geralmente limitado a R$ 4.999,99, enquanto a TEC não tem um limite máximo estabelecido. No entanto, alguns bancos colocam limites para transações TEC. Quanto às tarifas, os bancos podem variar o valor cobrado pelos bancos entre as duas modalidades. Normalmente, as tarifas para transferências TEC tendem a ser mais baixas do que as de DOC.

Para realizar um DOC, é necessário preencher um formulário específico em uma agência bancária ou por meio de internet banking, enquanto a TEC pode ser realizada tanto pelo internet banking, como em caixas eletrônicos ou aplicativos bancários para celular.

Em geral, a TEC é considerada uma opção mais conveniente para transferências de valores maiores e mais rápidas, enquanto o DOC pode ser mais adequado para transferências de valores menores ou quando a disponibilidade de tempo não é um fator crítico.

De acordo com a Febraban, as duas operações vêm sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX em 2020. A Febraban disse ainda que a descontinuação dos serviços está relacionada ao custo/benefício para os clientes.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes