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Revista impulsiona mercado gastronômico de Mato Grosso do Sul

Idealizada pela jornalista Fernanda Nascimento Prochman, revista consolida espaço do segmento no jornalismo regional

Já está na nona edição, do quarto ano desde a fundação, a revista “Ambrosia Gourmet”, produzida e dirigida pela jornalista sul-mato-grossense Fernanda Nascimento Prochman. A mais recente edição destaca o café, bebida mundial que tem seu espaço cativo nestas terras em que imperam o tereré e o chimarrão como principais fontes de cafeína no cardápio diário da população. Mas, voltaremos a este tema um pouco mais adiante.

A publicação está longe de ser apenas um ‘caderno de receitas’ ou orientação empresarial para o ramo de restaurantes. Ela consegue trazer um pouco dos dois mundos em uma linguagem atraente para o público geral, trabalhador de qualquer área, capaz de se encantar com os aromas, sabores, texturas e outros despertares de sensação no mundo gastronômico.

No entanto, o foco da publicação é explorar um segmento que despontou em Mato Grosso do Sul no final da última década. De acordo com a editora-chefe, Fernanda Prochman, a culinária de Mato Grosso do Sul está deixando de lado o perfil de coadjuvante para ser protagonista. “A gastronomia tem um poder mágico de unir as pessoas e quem é que não gosta de comer e falar de comida? No caso da revista Ambrosia Gourmet, o despertar comercial partiu do fato de não existir nada regional no ramo da gastronomia para ser “degustado” pelo leitor. E é um leitor que gosta de ser bem-informado, de conhecer as novidades, de saber como executar determinada técnica ou mesmo saber mais da história de um ingrediente, de um prato regional. A revista veio para suprir essa lacuna, destacando o que há de melhor na gastronomia, tanto regional, quanto nacional e internacional”, apontou.

O espaço para uma publicação focada em gastronomia vem se ampliando em Mato Grosso do Sul, a exemplo do que já vinha acontecendo em outros Estados do Norte e Nordeste brasileiros. “Temos um apelo regional muito forte com tradição e peculiaridades, com ingredientes regionais como a rapadura de Furnas do Dionísio, a carne sustentável do Pantanal, o queijo Nicola. São riquezas que os chefs estão divulgando cada vez mais, tanto interna quanto externamente e nós, enquanto veículo de comunicação especializado, temos o dever e a satisfação de contribuir. Temos uma riqueza de talentos, de ingredientes, de modos de fazer únicos. Usamos as influências de outros países, como Bolívia, Paraguai, entre outros, para engrandecer as receitas, dando um toque regional a cada uma delas”, avalia Fernanda.

A revista nasceu em 2018, momento oportuno de despertar da gastronomia no Estado. A visão de mercado e de jornalismo trouxe à tona o projeto que se consolidou. “Estamos na nona edição e, desde a oitava ela é financiada pelo FIC – Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. De lá pra cá teve um crescimento gigantesco na visibilidade da gastronomia do Estado, com a divulgação de ingredientes e pratos regionais. Temos como destaque os chefs que se dedicam também a explorar o que é da terra, como Paulo Machado, Hellen Braz, Ricardo Mereb, Marcílio Galeano, Letícia Kalymaracaya, primeira chef indígena do Estado e tantos outros”, lembra a editora.

A consolidação da revista é uma demonstração que o espaço comercial para a gastronomia já passou da fase de “modinha” para um segmento forte no setor de comércio e serviços. Tanto que, além dos cursos técnicos, já são dois de nível superior em gastronomia instalados em Campo Grande, abrindo muitos espaços profissionais dentro do setor. “Acredito que ainda tem muito espaço. Ainda mais quando vemos a dificuldade de mão de obra no setor. É algo que demanda constantemente qualificação. E quando falamos em cursos de gastronomia, não é só aprender a cozinhar, eles aprendem sobre manipulação de alimentos, ética, por exemplo, que são imprescindíveis no mercado. Com a pandemia, vimos que muita gente decidiu empreender em casa e tem que saber como manipular um alimento, como conservá-lo. A qualificação nesse setor só tende a crescer, até mesmo pra quem não tem a intenção de entrar no mercado, mas para conhecimento”, analisa a jornalista.

“Vi que tinha uma lacuna no mercado e que a gastronomia estava em alta em todo o país, com programas de tv e tudo mais. Aqui no Estado não tinha nada parecido, de informação sobre técnicas, produtos, chefs, que divulgasse a gastronomia enquanto patrimônio cultural. A Ambrosia reúne tudo isso, desde resgate da culinária indígena, como o lapâpe, até pesquisas com o jenipapo, projetos de conservação como o do tatu canastra. Tem  muito a explorar, nosso Estado é riquíssimo”, completa.

A edição n°9 da revista traz o café como tema de capa. “O café é relevante no Brasil como um todo. Não temos plantações de café em escala comercial em Mato Grosso do Sul, mas a paixão pelo café é nacional. A reportagem de capa traz uma leitura mais humanizada do assunto, resgatando o café como memória afetiva, afinal, toda família tem uma história relacionada ao café. É esse valor afetivo que une famílias de todos os lugares. O café não “concorre” com o tereré ou o chimarrão, e sim, tem a sua própria história de afeição e compartilhamento de emoções”, justifica.

A revista trata a cozinha como um espaço de emoções e sensibilidade, o que transcende a essencial necessidade humana da alimentação. Algo que se reflete na presença materna no ambiente culinário, mesmo diante da festa do dia das mães. “Não acho que temos que tirar a mãe da cozinha, acho que temos que sentá-la confortavelmente em volta da mesa enquanto preparamos o prato que ela mais gosta. Nesta edição da Ambrosia, escrevi uma crônica para minha mãe sobre o caderno de receitas, que acaba valendo para todas as mães. Cozinha é lugar de resgatar memórias, lembrar de como ela nos ensinou uma receita gostosa, jogar conversa fora, rir, juntar os netos, se sujar de farinha… E o dia das mães é um momento de unir a família para compartilhar esses momentos que vão ficar para sempre em nossa história”, finaliza.

A revista Ambrosia Gourmet tem distribuição gratuita e pode ser encontrada nos restaurantes, empórios, escolas de gastronomia, aeroporto, hotéis e salões de beleza de Campo Grande. Tem também uma versão online no endereço https://issuu.com/revistaambrosia. A edição n° 9 que já tem versão impressa, só estará online na próxima semana. Outras curiosidades sobre a publicação podem ser acompanhadas no Instagram @revista.ambrosia.

E para finalizar a história, segue abaixo a deliciosa e emocionante crônica assinada por Fernanda.

Olhar 67 - Revista impulsiona mercado gastronômico de Mato Grosso do Sul
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