Hélio Ortiz, nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, está se preparando para embarcar rumo à Ucrânia e se unir às tropas de elite daquele país para combater na guerra contra a Rússia. Com experiência militar prévia, Ortiz afirma que sente a urgência de auxiliar o povo ucraniano, que enfrenta um verdadeiro massacre perpetrado pelo “Império Russo”.
Após um ano do início do conflito, a RFI (Radio France Internationale) revisitou brasileiros que estavam na Ucrânia naquele momento, a fim de compartilhar suas histórias. Além disso, a reportagem também entrevistou um compatriota que se encontrava no Brasil em 24 de fevereiro de 2022 e decidiu, por conta própria, que deveria ajudar o país liderado por Volodymyr Zelensky a obter a vitória nesta guerra.
O sul-mato-grossense, Hélio Ortiz, agora se prepara para partir em direção à Ucrânia. “Estarei partindo no dia 29 e chegarei lá no dia 30. O objetivo é ajudar o povo ucraniano que está sofrendo, que teve a sua casa invadida, que é bombardeado diariamente pelos invasores russos. Todo mundo pode fazer a sua parte se alistando e tentando ajudar aquele povo”, declarou Hélio em vídeo postado em suas redes sociais.