21.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioGeralBombeiros e PMA resgatam mãe e filhote de onça pintada em Ladário

Bombeiros e PMA resgatam mãe e filhote de onça pintada em Ladário

Animais foram vistos durante à noite andando nas ruas de comércio da cidade

Em dois dias de trabalho intenso, Policiais Militares e Bombeiros conseguiram resgatar duas onças pintadas que “apareceram” nas ruas de Ladário na noite desta segunda-feira (29/05), em uma região de comércio da cidade.

A movimentação de populares em relação aos felinos começou durante a noite quando o filhote foi visto andando sozinho pelas ruas da cidade e acabou se refugiando em um quintal na região comercial chamada “Gelo do Batom”.

Onças pintadas foram vistas andando nas ruas de Ladário na noite de segunda-feira (29/05). Foto: Reprodução internet

Uma equipe da PMA fazia o resgate do filhote sem muitos problemas quando chegou a informação de que a mãe estava nas mediações do local onde o filhote foi resgatado. Foi necessário fazer o isolamento de uma residência e uma creche próxima ao local. “Existe sempre um cuidado no contato com qualquer animal selvagem, deve ser feito o isolamento do local pelo Corpo de Bombeiros Militar para garantir a segurança de todos, bem como, do próprio animal no momento que se sente acuado”, informou a Capitã Thamara, da PMA.

Filhote de onça pintada foi sedado para o resgate. Foto: reprodução internet

A onça adulta foi encontrada na região da Rua Fernando Viera, entre a Conde Azambuja e Riachuelo. A contenção do animal foi realizada na manhã desta terça-feira pelo Veterinário e Biólogo do IHP, com uso de dardo tranquilizante. Posteriormente foi feito o monitoramento da saúde do animal durante o transporte. Como estava com a saúde e condições físicas integras, pode logo ser liberada em seu habitat natural, longe do centro urbano.

O filhote foi sedado. E foi necessário descer de embarcação para sua soltura às margens do Rio, um pouco mais abaixo de Ladário, com o objetivo que a mãe o encontre.

Mãe e filhote já foram devolvidos à natureza. Fotos: Divulgação PMA

A capitã da PMA alerta que, por mais comum que seja o aparecimento de animais selvagens em ambiente urbano em Mato Grosso do Sul, a população jamais deve tentar se aproximar do animal e acionar o quanto antes a Polícia Ambiental para realizar a captura. “Outra coisa muito importante na captura dos animais silvestres é o silêncio. Desta vez, na captura do filhote foi mais tranquila porque era de noite e não tinha populares por perto. Hoje (na captura da mãe) já tinha muita gente aglomerada, muitos curiosos, gente filmando. A questão é que até o animal ser sedado – e nem todos os casos se faz esse procedimento, só em se tratando de felino – o barulho vai deixando o animal mais assustado e pode causar um acidente, tanto o animal se machucar como alguém da equipe de resgate se machucar”, lembrou a militar. De acordo com a PMA, mãe e filho já foram devolvidos à natureza em boas condições de saúde.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes