Tudo caminhava para um triste fim na vida do cãozinho Zeus, mas, graças ao envolvimento e acolhimento de profissionais da Clínica Meu Pet de Araçatuba, gerenciada pelo UniSALESIANO, e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), há chances de o animal ter uma nova chance, com melhor qualidade de vida.
O cão, que estava abandonado e doente, além de muito arisco e arredio, foi socorrido pelo CCZ, que teve o apoio do Corpo de Bombeiros, e levado à Clínica Meu Pet.
A supervisora da Clínica Meu Pet, Ana Laura Cambui Andreazzi, conta que o cachorrinho apresentava várias lesões na pele, sendo encaminhado ao ambulatório, onde as médicas veterinárias, Drª. Jaqueline dos Santos Azevedo (clínica) e Drª. Suelen Lorena da Silva (anestesista), prestaram o primeiro atendimento, com aplicação de medicações, realização de exames (leishmaniose e citologia) e ultrassom.
O paciente recebeu alimentação e foi encaminhado para a área oncológica para internação e tratamento condizente com seu estado.
Segundo a médica veterinária e oncologista da Clínica Meu Pet, Drª. Josiane Morais Pazzini, exames detectaram um linfoma cutâneo, uma neoplasia bem complexa do ponto de vista terapêutico, uma vez que muitos animais não respondem ao tratamento. “O prognóstico é reservado, mas o paciente já recebeu sua primeira sessão de quimioterapia, juntamente com aromaterapia e cromoterapia, e passou muito bem”, explicou.
NOVO LAR — Além de toda a atenção ofertada pela Clínica Meu Pet, o cãozinho resgatado e tratado ganhou um novo lar. Sensibilizada com a situação do animal, a acadêmica do 7º termo de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, Teofane Sneider Cordoba, que realiza estágio de treinamento técnico na Clínica, resolveu adotar o paciente que, agora se chama Zeus.
“Por ter tido um caso parecido na minha família, pois perdi meu pai aos 12 anos, vítima de um linfoma, fiquei comovida com a situação do Zeus e quis cuidar dele. Só quem passa por situação como essa sabe a importância do amor e do cuidado”, contou Teofane, que torce pela recuperação plena de Zeus, que tem aproximadamente quatro anos.
A jovem afirmou ter esperança da cura do animal e que atitude como a dela possa tocar no coração de mais pessoas. “A doação de animais é muito importante, principalmente aqueles que precisam de saúde e cuidados intensivos. No caso de Zeus, vamos fazer o melhor que pudermos para vê-lo feliz”, completou.
Por sua vez, a Diretora da Clínica Meu Pet, Profª. Tatiane Poló, enalteceu o trabalho oferecido pela unidade, que é diferenciado. “É um ganho gigantesco para toda a sociedade, pois tem dado a chance de uma melhor qualidade de vida para muitos cães e gatos que estariam à beira da morte caso não fossem atendidos na Clínica”, frisou.
Já o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, destacou que a Clínica Meu Pet de Araçatuba tem sido um exemplo brilhante de como é possível integrar o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira eficiente e transformadora, proporcionando resultados reais para a sociedade. “No caso do paciente com linfoma, a equipe multidisciplinar tem se dedicado ao caso de forma ímpar, utilizando as mais avançadas técnicas e terapias disponíveis”, comentou.
PROGRAMA — A clínica faz parte de um programa do Governo do Estado de São Paulo e, no município, é mantida pela parceria entre a administração pública e o UniSALESIANO.
O programa oferece atendimento gratuito a cães e gatos, prioritariamente, de pessoas ou famílias de baixa renda, inseridas nos programas sociais e governamentais.
Estão sendo oferecidas consultas clínicas, castrações, atendimentos de urgência e emergência, cirurgias. Ela conta também com equipamentos para monitoramento e exames de imagem e laboratoriais.
O local possui, ainda, médicos veterinários que atendem nas especialidades de ortopedia, oncologia, cardiologia, diagnóstico por imagem, anestesiologista, patologia clínica e animal, clínico, oftalmologia e cirurgia-geral.
O prédio da clínica possui uma estrutura com recepção, sala de espera, triagem, consultórios, sala de medicação, laboratório de análise clínica, setor de internação, sala para infectocontagiosos, sala de radiografia, sala de ultrassonografia, farmácia, câmara fria, entre outros ambientes, como um centro cirúrgico composto de sala de preparo e recuperação do paciente, antecâmara de paramentação, sala cirúrgica, sala de recuperação anestésica.
Mais informações sobre o atendimento da Clínica Meu Pet estão no site – clinicameupet.simples.vet.br e também pelo WhatsApp (18) 98103-3281.
Com informações: Assessoria UniSalesiano Araçatuba