Festa junina, julina ou agostina. Seja qual for a época escolhida para o “arraiá”, o festejo requer certos cuidados para que ocorra da melhor forma possível, seja em casa, na escola ou na empresa. Pendurar bandeirinhas ou outros enfeites, iluminar ainda mais o espaço onde a festa será realizada e até mesmo soltar fogos de artifício requerem atenção redobrada em relação à rede elétrica, como explica o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Wagner Garcia Lima.
“Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática é necessário estar atento aos pontos de energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios”, orienta Wagner.
Outros pontos de atenção:
- Extensões e benjamins (conhecidos como “Ts”) – evite o uso permanente desses acessórios, especialmente em comemorações realizadas em casa, pois isso pode sobrecarregar uma única tomada e resultar em curto-circuito.
- Bocais de lâmpadas – jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.
- Manuseio de equipamentos eletroeletrônicos (aparelhos de som, freezers, geladeiras, entre outros) – nunca os manipule com o corpo molhado e sem utilizar calçados adequados.
- Local adequado para decoração – ao decorar a frente de casa com bandeirinhas, por exemplo, é recomendado colocá-las longe de postes de energia. Além disso, é importante não amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas.
- Enfeites de metais – não são aconselhados, caso queira fazer uso desses materiais, utilize adereços isolantes, como borracha e silicone, para evitar o risco de condução de energia.
- Fogueira – observe a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia.
- Fogos de artifício – a recomendação é manter distância de fios elétricos e evitar apontá-los na direção de postes e condutores de energia, para que não atinjam a rede elétrica e causem curtos-circuitos e faltas de energia na localidade.
- Balões – a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de crime, a prática de soltar balões pode causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.
- Ligação elétrica provisória – se houver necessidade de uma carga elétrica adequada ao espaço do evento, seja particular ou público, é preciso solicitar a ligação elétrica provisória à Energisa, a fim de evitar improvisações perigosas. Os clientes interessados no serviço devem solicitá-lo à concessionária com, pelo menos, 48h de antecedência. Ligações clandestinas, além de crime, oferecem alto risco e podem ser fatais.
Caso ocorra algum acidente e alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para o telefone de emergência, o 193. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 722 7272 para que seja feito o desligamento da energia.
“Nossas equipes estão sempre de prontidão para atender todas as ocorrências, graves ou não. Mas, para nós, é muito mais importante estar próximo aos clientes, mostrando a importância de ações preventivas e seguras. Por isso, estamos sempre compartilhando informações sobre o assunto e nos colocando à disposição para solucionar qualquer demanda que envolva energia elétrica”, ressalta o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa.
Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a Energisa por meio de um dos nossos canais de atendimento:
Call center: 0800 722 7272
Whatsapp Gisa: 67 9980-0698
Aplicativo Energisa ON
www.energisa.com.br
Com informações da assessoria.