29.8 C
Campo Grande
23/11/2024 - sábado
spot_img
InícioMeio ambienteUniversidade Católica Dom Bosco realiza operação de salvamento do animal em risco...

Universidade Católica Dom Bosco realiza operação de salvamento do animal em risco de extinção

Após mãe atropelada, filhote de tamanduá-bandeira é resgatado por equipe do biotério da UCDB

A equipe do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, no dia 14 de julho, o resgate de um filhote de tamanduá-bandeira após sua mãe ter sido atropelada em uma estrada vicinal da BR-262, próxima a Terenos (MS), a 40 quilômetros de distância de Campo Grande. O filhote, com cerca de dois anos e já em período de desmame, felizmente não estava ferido, mas permanecia junto à mãe no momento do acidente.

Para garantir o bem-estar do pequeno tamanduá, a equipe do Biotério o colocou em uma gaiola e acomodou-o em um carro menor, protegendo-o do frio que fazia naquela noite, até chegarem ao centro de reabilitação de animais silvestres.

O tamanduá-bandeira é uma espécie ameaçada no Brasil, sendo classificado como vulnerável no Livro Vermelho de Fauna Ameaçada do Ministério do Meio Ambiente (2018). Com hábito terrestre e comportamento solitário, com exceção do período de amamentação e reprodução, sua alimentação é composta principalmente por formigas e cupins.

A operação de resgate, que durou 40 minutos, contou com a participação da coordenadora do Biotério, professora Paula Helena Santa Rita, uma médica veterinária e um colaborador, além de três acadêmicos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Utilizando lanternas para enfrentar a escuridão, a equipe conseguiu localizar o filhote e realizar o resgate com sucesso.

O animal resgatado foi entregue ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande, onde uma médica veterinária irá verificar o seu estado de saúde e cuidar dele até que esteja pronto para retornar à natureza. Todo o trabalho da equipe do Biotério UCDB foi autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e pela Polícia Militar Ambiental, garantindo que o filhote tenha a melhor chance possível de sobreviver e contribuir para a preservação da espécie em risco de extinção.

Com informações: Assessoria UCDB

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes