O rosa invadiu as vitrines das lojas, os feeds da rede social Instagram e os guarda-roupas de diferentes consumidores neste mês. Lançado no dia 20 de julho, o live-action da Barbie, produzido pela Mattel e Warner Bros, se tornou um sucesso dentro e fora das salas de cinema e impactou inclusive os pequenos negócios, que enxergaram uma oportunidade para impulsionar as vendas, criando produtos e investindo em campanhas publicitárias inspiradas na boneca. Acompanhados pelo Sebrae/MS, Raynara Reis e os irmãos Matheus e Felipe Faiete, foram alguns dos empreendedores que investiram no “Efeito Barbie” e fizeram sucesso nas redes sociais.
Desde a sua criação, em 1959, a Barbie tem sido fonte de inspiração. Além de astronauta, cantora, médica e veterinária, a boneca também se consagrou como um ícone fashion e símbolo de empoderamento feminino. Com a explosão do estilo “Barbie Core” e a procura por peças na cor rosa, Raynara Reis, proprietária da Menina Fina, loja de roupas femininas de Três Lagoas, aproveitou a oportunidade para entrar na onda e chamar atenção para a sua loja por meio das redes sociais. Multiprofissões, assim como a Barbie, a engenheira fundou a Menina Fina em 2018, atendendo na casa das clientes, e há um ano abriu sua loja física na região central do município.
“Hoje em dia a gente sabe que rede social é tudo e o Instagram é uma porta para conhecerem a nossa loja, então analisando e assistindo os vídeos de blogueiras e de lojas aqui da cidade, eu vi que o assunto estava super em alta e que ninguém tinha feito o vídeo dentro da caixa da Barbie que eles colocaram nos cinemas”, conta Rayanara. Pensando nisso, a empreendedora gravou um vídeo para o Instagram mostrando diversos looks com peças cor de rosa dentro de uma caixa de boneca. “Deu super certo, houve muita procura de look rosa durante essa temporada e deu uma movimentação muito boa pra gente”, afirma.
Não foram só os empreendedores do ramo da moda que puderam aproveitar o “Efeito Barbie”. Com muita criatividade, os irmãos Matheus e Felipe Faiete, proprietários da Faiete Pizzeria, conseguiram levar a magia do filme para um pedaço de pizza. No mercado desde abril de 2022, a pizzaria campo-grandense produz uma massa artesanal de longa fermentação e tem como maior diferencial as bordas vulcão, super recheadas. Com o sucesso que o live-action causou na internet, os irmãos tiveram a ideia de incluir um novo saber de pizza no cardápio: chocolate rosa com morango.
“Foi tudo muito espontâneo, estávamos conversando sobre o filme e sobre a expectativa que ele estava causando no pessoal e percebemos que aqui no estado não tinham muitas empresas no nosso ramo aderindo a um marketing voltado para isso, por isso resolvemos arriscar, para nos destacar”, relata Matheus Faiete.
Para a divulgação da nova pizza, os irmãos fizeram um vídeo com o tema “pizzaria da Barbie”, para as redes sociais, e o resultado dessa estratégia foi o aumento dos pedidos. “Tem sido ótimo, no domingo batemos nosso recorde de vendas e tivemos de reforçar nossa equipe para conseguirmos dar conta”, comemora. A pizza da Barbie ficará disponível na Faiete enquanto o filme estiver em cartaz.
Como aproveitar as tendências
Com o avanço da Internet, as redes sociais passaram a integrar a rotina da população e se transformaram em um importante meio para que empresas possam atrair novos clientes e se comunicar com o seu público. Com tanto conteúdo sendo produzido, os empreendedores precisam encontrar formas para se destacar e prender a atenção dos consumidores.
“Quando algo se torna popular na internet, milhares de pessoas começam a falar sobre isso, compartilhar nas redes sociais e se engajar. E é exatamente isso que os pequenos empreendedores precisam: visibilidade. Aproveitar essas tendências é uma maneira inteligente de colocar sua marca na frente de um grande número de pessoas”, afirma Aline Casquet, consultora do Sebrae/MS.
De acordo com Aline, esses “virais” podem funcionar como uma vitrine para os empreendedores e fazer com que a marca chegue muito mais longe. Além disso, elas também criam uma conexão emocional com o público, formando uma comunidade e gerando o sentimento de que elas são parte de algo muito maior. “Quando você utiliza essas estratégias em seu negócio, está mostrando para seus clientes que você está antenado com o que está acontecendo no mundo e que faz parte dessa comunidade também. Isso gera confiança e aumenta as chances de eles comprarem de você”, complementa.
Para os empreendedores que desejam aproveitar oportunidades como essas para alavancar as vendas, Aline Casquet preparou algumas dicas:
1. Esteja atento às tendências: fique de olho nas redes sociais, acompanhe o que está sendo comentado e compartilhado. Assim, você poderá identificar oportunidades de se associar a essas tendências.
2. Seja criativo: pense em formas diferentes de utilizar a tendência em seu negócio. Pode ser através de uma coleção temática, de uma campanha de marketing ou até mesmo de um desafio nas redes sociais. O importante é se destacar e chamar a atenção do público.
3. Conheça seu público-alvo: entenda quem são seus clientes e como eles se relacionam com as tendências. Assim, você poderá criar conteúdos e produtos que realmente interessem a eles.
4. Seja autêntico: não tente forçar uma associação com uma tendência só porque ela está em alta. Seja verdadeiro e escolha aquelas que realmente fazem sentido para o seu negócio e para o seu público.
Com informações: Assessoria de Comunicação Sebrae.