Com o intuito de melhorar cada vez mais o serviço prestado aos clientes, a Energisa MS promove regularmente manutenções preventivas da rede elétrica. Porém, alguns desses serviços precisam ser feitos com a rede desligada, ocorrendo assim o desligamento programado.
Esse procedimento nada mais é do que suspender o fornecimento para realizar manutenção na rede elétrica, onde os clientes da área atingida são avisados previamente, podendo assim se programarem antes da rede ser desligada.
Dependendo da intervenção, os desligamentos podem chegar no máximo a 6 horas e, em alguns casos, sequer se faz necessário desligar a energia do cliente, com as equipes trabalhando com a rede energizada, utilizando técnicas de Linha Viva. Além disso, a Energisa realiza investimentos anualmente na automação da rede elétrica para reduzir ao máximo o número de clientes atingidos nas áreas onde haverá a intervenção.
“O desligamento programado serve para realizarmos melhorias na rede distribuição que visam manter a confiabilidade e segurança do sistema. Alguns exemplos do dia a dia em que fazemos isso são: podas de árvores, troca de transformadores, cabos de energia e instalação de equipamentos automatizados”, explica o coordenador de Planejamento da Construção e Manutenção da Energisa, Helder Barbosa.
Quando ocorre esse tipo de interrupção no fornecimento de energia, os clientes são comunicados com, pelo menos, 72 horas de antecedência, por meio de correspondência, site da Energisa e pelo celular do consumidor, via SMS – serviço de mensagens curtas. Carros de som reforçam o aviso pelos bairros e anúncios também são feitos por meio das mídias locais (rádio, jornal). Por isso é muito importante que os clientes mantenham o cadastro atualizado com a concessionária, o que pode ser feito por meio dos nossos canais de atendimento.
Os desligamentos programados acontecem com hora marcada, de segunda a domingo durante todo o ano, tanto na área urbana quanto rural.
Chegou o dia da suspensão temporária. O que fazer?
Na data prevista para o desligamento, equipes de manutenção reforçadas vão realizar o serviço necessário de forma segura e objetiva, para que a distribuição seja retomada de forma rápida. Enquanto o fornecimento estiver suspenso, a orientação da concessionária é abrir o mínimo possível geladeiras e freezers para manter a temperatura dentro do equipamento.
Quem tem portão eletrônico também precisa se programar para deixar o equipamento no manual, para não ter transtorno.
Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:
WhatsApp (Gisa): (67) 99980-0698
Aplicativo Energisa On
Call Center: 0800-722-7272
www.energisa.com.br
Com informações: Ascom Energisa.