30.8 C
Campo Grande
03/04/2025 - quinta-feira
spot_img
InícioClimaPrognóstico alerta para Primavera com altas temperaturas e chuvas fortes em Mato...

Prognóstico alerta para Primavera com altas temperaturas e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Comportamento climático se deve a influência direta do fenômeno “El Niño”, que está intenso neste final de ano.

A estação meteorológica da Uniderp-MS divulgou o seu prognóstico para a próxima estação do ano em Mato Grosso do Sul. O estudo foi elaborado com base nas projeções do NOAA – National Oceanic and Atmospheric –  EUA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) e do Instituto Internacional do Clima de Londres (Inglaterra) – ECMWF, que traçou uma projeção do que poderia ocorrer na atmosfera na estação da primavera de 2.023, centralizando os dados para o Estado de Mato Grosso do Sul.

O meteorologista Natálio Abrhão Filho explica que a estação da Primavera indica em Mato Grosso do Sul o início do período de chuvas fortes, isoladas e possivelmente tempestades com temporais e vendavais. “Pode haver granizos e até tornados, associados a oscilações nas temperaturas e na alta umidade relativa do ar em todo o Estado”, escreveu no meteorologista no prognóstico.

O horário dessas pancadas de chuva varia de acordo com a região do Estado. “Nas regiões Central, Sul, Sudoeste e, em alguns casos, o Sudeste e Leste, as pancadas de chuvas serão mais comuns do começo da tarde ao começo da noite. Já nas regiões Norte, Noroeste e Nordeste, serão mais comuns nos últimos meses da estação. Essas pancadas associadas a áreas de instabilidade ou cavados, eventos comuns na ZCAS, são mais intensas, frequentes e quase sempre com danos materiais.  Além disso, outras regiões do Estado, como as regiões Norte, Oeste e Nordeste, não ficarão sem sua parcela de eventos extremos, principalmente, calor chuvas e ventos fortes”, declarou o meteorologista.

De acordo com o estudo da Uniderp, a Primavera é o período de transição entre um Inverno que teve períodos muito mais quentes que os anos anteriores como também, períodos de estiagens, e o Verão que começa no final do ano. “Esta estação vai apresentar outras características que devem ser com chuvas potencialmente mais agressivas. Pancadas de chuvas rápidas e outras mais cumulativas, trovoadas mais carregadas e raios com potencial alto de energia devem ocorrer em algumas localidades do Sul ao Norte do estado”, afirmou o professor Natálio.

A primeira frente fria da nova estação, mais fraca, deve atingir o sul do MS entre os dias 28 e 29 de setembro com nuvens, chuvas isoladas e ventos em média de 50kmh, influenciando o tempo no extremo sul do Estado. A previsão é que no mês de setembro as chuvas fiquem acima das médias nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado. As regiões Central e Nordeste devem ficar nas médias. Nas regiões Norte e Oeste, abaixo das médias.

Chuvas — O período real das chuvas deve mesmo se iniciar com mais regularidade em outubro e eles devem vir acompanhadas de trovoadas, raios, rajadas de ventos e até granizos com as frentes frias mais frequentes adentrando pelo Sul do estado.

Os modelos indicam no decorrer da Primavera, que a força do evento El Niño permite a tendência de continuar a regularidade das chuvas em todas as regiões, inclusive com possíveis excedentes.

No extremo Sul, Sudoeste e Sudeste, as chuvas são mais frequentes, aumentando os volumes que já está nos limites no decorrer do mês. Os valores vão aumentando aos poucos.

Portanto, a Primavera no MS, com El Niño, será de chuvas mais regulares e intensas, com prováveis enchentes, inundações e alto índice de raios e rajadas de ventos.

Olhar 67 - Prognóstico alerta para Primavera com altas temperaturas e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Temperaturas — Na Primavera, as temperaturas vão aumentar mais ainda em frequência e intensidade, (mais dias com altas temperaturas, subindo muito!) nas Regiões Central, Norte, Oeste e Leste.

No geral, em toda a Estação da Primavera, as temperaturas máximas devem ficar muito acima das médias em todo o estado. Em alguns locais os termômetros devem registrar temperaturas acima dos 39 graus. Em outros locais, nas regiões Norte, Leste e Oeste do Estado, provavelmente chegarão aos 42 a 43 graus com ocorrência de fortes ventos.

Campo Grande e outras localidades do Centro-leste e Norte, podem atingir recordes de Temperatura no mês de outubro, com valores próximos e até acima dos 39 graus. Situações em que o índice térmico (sensação térmica) em alguns municípios no estado (Corumbá, Coxim, Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Sonora) podem ultrapassar os 54 graus.

Na Primavera, as temperaturas vão aumentar em frequência e intensidade, (mais dias com altas temperaturas) nas Regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste.

Se esses números se confirmarem, serão as maiores máximas desde 2016, alerta o estudo climatológico.

Olhar 67 - Prognóstico alerta para Primavera com altas temperaturas e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes