Na capital de Mato Grosso do Sul, uma queda de energia ocorrida na segunda-feira (25/09), causou diversos problemas a moradores de 11 bairros espalhados pela cidade. Na Rua Kadija Jafar e Natálio Abraão, no bairro Sírio Libanês, o desespero foi tão grande que a população foi obrigada a “se virar nos 30” para tentar driblar o calor daquele início de semana. A solução encontrada por alguns foi dormir no carro com ar-condicionado ligado, procurar hotéis e até tomar remédios controlados para tentar dormir.
Muitas casas ficaram com ‘meia fase’ ativa e outras totalmente sem energia. A situação, além dos problemas físicos, causa prejuízos financeiros, já que os alimentos nas geladeiras e freezers estragaram e o calor exigiu que os moradores tomassem medidas de emergência, como alugar quartos de hotéis para passar a noite. –
Mário Augusto Nogueira, de 54 anos, afirma que gastou R$ 386,00 com a hospedagem. O motivo foi a saúde da sogra, de 84 anos, que veio do Rio Grande do Sul para passar quatro meses na capital sul-mato-grossense. Sobre o estrago no freezer, o militar aposentado disse que as carnes congeladas já passaram várias vezes pelo degelo e congelamento. “Não sei se vai dar pra comer essa carne. A gente não sabe mais o que fazer. Não sabemos quanto tempo vamos esperar a energia voltar, no freezer tem de R$ 400 a R$ 500 de carnes”, declarou ainda na segunda-feira.
Antônio Orestte Matos, de 56 anos, lembrou que o problema começou ainda no domingo (24/09) e que percebeu ao chegar em casa e se deparar com o portão elétrico travado.
Energisa — Em nota, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia na Capital alega que o fenômeno natural El Niño impacta na rede que opera e o alto consumo pode ser responsável pela sobrecarga dos transformadores.
Orientação da Associação Estadual de Defesa da Cidadania e do Consumidor — O que muita gente não sabe, é que é possível pedir o ressarcimento das perdas através de três vias: direto com a concessionária de energia elétrica, no Procon ou até mesmo na Justiça, caso as outras duas alternativas não tenham dado certo.
Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência. Ele deverá informar a unidade consumidora, data e horário da queda de energia e informar qual o defeito do equipamento elétrico, junto com as informações sobre marca e modelo do aparelho.
Com informações: CGNews, ADECC-MS