21.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioPolíciaDOF forma policiais em curso de inteligência de fronteira

DOF forma policiais em curso de inteligência de fronteira

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) celebrou, nesta segunda-feira (02), a conclusão bem-sucedida do I CEIFron (Curso de Especialização em Inteligência Policial de Fronteira). Este marco representa o pioneirismo da unidade ao oferecer capacitação direcionada à melhoria das habilidades dos profissionais envolvidos na Atividade de Inteligência na fronteira regional.

Iniciado em 08 de maio e encerrado em 02 de outubro, o I CEIFron contou exclusivamente com a participação de policiais militares do DOF, que integram a Coordenadoria de Inteligência. O curso foi estruturado em módulos abrangendo 13 disciplinas e totalizou uma carga horária de 360 horas/aula.

Um dos principais objetivos dessa iniciativa foi consolidar o conhecimento previamente adquirido pelos policiais do DOF, proveniente de treinamentos realizados em outras agências de Inteligência em âmbito estadual e nacional. Esse saber acumulado foi então combinado com suas experiências únicas no terreno, dando origem a uma doutrina de inteligência característica do Departamento.

Além disso, o curso capacitou os agentes na produção de informações cruciais sobre os modus operandi das organizações criminosas, bem como os movimentos sociais e outras entidades que atuam na vasta região de fronteira entre o Brasil, Paraguai e Bolívia.

No decorrer do programa de formação, os policiais forneceram apoio fundamental às equipes de operações ostensivas do DOF. Esse engajamento resultou na apreensão de mais de 31 toneladas de substâncias ilícitas, 140 mil pacotes de cigarros contrabandeados e culminou na detenção de 47 indivíduos, bem como na recuperação de 68 veículos envolvidos em atividades criminosas.

O I CEIFron representa um passo significativo na contínua melhoria das capacidades do DOF na proteção das fronteiras e no combate às ameaças que afetam a segurança da população e a integridade do território nacional. Essa formação especializada reforça o compromisso da unidade em manter a região fronteiriça livre de atividades ilegais e preservar a ordem pública.

Com informações: Assessoria DOF

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes