Um grupo armado invadiu uma fazenda localizada no distrito de Cerro Corá, no departamento de Amambay, na manhã desta quinta-feira (11/01), conforme relatado pelo portal Última Hora, do Paraguai.
No local, foi confirmado que seis pessoas foram amarradas e executadas. “Temos dados, temos informações e agora estamos nos dirigindo ao local”, disse o promotor Celso Morales.
De acordo com informações preliminares, a propriedade pertence a um homem identificado como Marciano Denis. O promotor disse que estão se dirigindo ao local com o médico legista e agentes da criminalística da polícia nacional. Por enquanto, não há maiores detalhes nem o contexto do crime; no entanto, Morales destacou que “na fronteira, nenhuma hipótese pode ser descartada”. “Pode ser confronto entre grupos, pode ser acerto de contas, pode ser tráfico de drogas”, afirmou.
Criminosos teriam utilizado uniformes camuflados
De acordo com informações preliminares, os agressores da fazenda teriam simulado ser agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), usando uniformes camuflados para convencer as vítimas.
Sobre isso, o ministro da Senad, Jalil Rachid, disse que as facções criminosas sempre tentam desviar a atenção usando logotipos de instituições estatais ou roupas camufladas.
Como exemplo, ele mencionou a operação Ignis, onde foram encontradas vestimentas para se passarem por forças de segurança. “Isso é normal nesses grupos criminosos”, enfatizou.
Não foram fornecidos mais detalhes sobre o caso, e apenas foi dito que aguardam mais informações dos envolvidos que estão a caminho da fazenda.
Rachid tomou conhecimento do ocorrido enquanto participava de uma cerimônia de condecoração de agentes que participaram da operação Dakovo.
Ele rapidamente deixou o evento público e se reuniu em particular com o presidente da República, Santiago Peña, para informá-lo sobre o caso.
Suposta explosão na área de grupo criminoso
Na quarta-feira, houve relatos de uma explosão na região das colônias San Fernando e Cerro Guazú, em Amambay, que mobilizou agentes da polícia nacional e da Força-Tarefa Conjunta (FTC). No final da manhã, foi divulgada a identidade das vítimas:
Com informações: Portal Última Hora (PY)