23.8 C
Campo Grande
21/11/2024 - quinta-feira
spot_img
InícioCiênciaDescobertas arqueológicas revelam vestígios de atividade humana de 55 mil anos na...

Descobertas arqueológicas revelam vestígios de atividade humana de 55 mil anos na China

Uma equipe de arqueólogos chineses revelou recentemente achados arqueológicos que proporcionam novos insights sobre os assentamentos do Paleolítico e da Idade da Pedra na região sudoeste da China. A descoberta ocorreu no sítio arqueológico de Chuan Dong, na província de Guizhou, onde escavações nos últimos dois anos desenterraram artefatos datados de 55 mil anos atrás, redefinindo as noções anteriores sobre a presença humana nessa área.

Mais de 10.000 objetos de pedra, 2.500 objetos de ossos e chifres, além de mais de 100.000 ossos de animais foram recuperados na última fase de escavações. Chuan Dong, descoberto em 1978, agora é reconhecido como o sítio mais prolífico em termos de quantidade e tipos de vestígios paleolíticos em todo o Leste Asiático, afirmam os pesquisadores, conforme relato do jornal Global Times.

“Avaliações preliminares indicam que a atividade mais antiga na área remonta a cerca de 55 mil anos atrás, atingindo sua intensidade máxima há 8 mil anos”, informou Zhang Xinglong, vice-diretor do Instituto de Pesquisa Arqueológica e Patrimonial de Guizhou.

Além dos artefatos, dois crânios humanos completos e três sepulturas, datadas entre o final do Paleolítico e o início do Neolítico, foram descobertos em Chuan Dong. Estas sepulturas continham duas mandíbulas juvenis, um crânio de adulto e objetos funerários, fornecendo dados valiosos para a compreensão das características físicas e dos costumes funerários da população pré-histórica local.

Adicionalmente, a recuperação de um fóssil molar de Homo sapiens, datado entre 50 mil e 60 mil anos atrás, preenche uma lacuna no estudo dos antigos habitantes da região de Guizhou neste período, destacou Zhang. Essas descobertas não apenas permitem estudar o panorama cultural do Paleolítico Intermediário ao Paleolítico Superior, mas também abrem portas para investigar questões relacionadas à origem dos humanos modernos e suas estratégias de adaptação no sudoeste da China.

Fonte: EFE

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes