Nesta segunda-feira (05/02), em um evento em Roma, a “bispa” anglicana, Senhora Jo Bailey Wells, de 58 anos, mãe de dois filhos e antiga jogadora de hóquei no gelo, que trabalha como vice-secretária-geral da Comunhão Anglicana, falou ao Conselho de Cardeais do Papa Francisco.
Palestra sobre o papel das mulheres na Igreja
Durante a sessão, Jo Bailey Wells abordou a questão da “igualdade de género”, um eufemismo para a doutrinação do feminismo e a ideologia de género, embora a temática oficial do encontro fosse “o papel das mulheres na Igreja”.
Além de Jo Bailey Wells, outra oradora presente foi a irmã salesiana Linda Pocher, professora de Cristologia e Mariologia em Roma, que também trouxe contribuições valiosas para o debate sobre o papel das mulheres na Igreja.
A trajetória de Jo Bailey Wells
Jo Bailey Wells é reconhecida por sua atuação em defesa da “igualdade de gênero” e integra a primeira geração de mulheres ordenadas vigárias na Igreja da Inglaterra desde 1995. Ela é casada com um clérigo anglicano e é mãe de dois filhos.
Anteriormente, Jo Bailey Wells liderou uma reunião inter-religiosa com a presença do Papa Francisco no Cazaquistão, em outubro de 2022, evidenciando seu engajamento em questões inter-religiosas e de gênero. Além disso, ela desempenhou o papel de capelã do arcebispo de Canterbury, figura de destaque na Igreja da Inglaterra.
Reflexão proposta pelo Papa Francisco
Durante o encontro, o Papa Francisco instigou os teólogos a refletirem sobre a imagem da Igreja como “mulher e esposa”, ressaltando que um dos erros cometidos foi a tendência a “masculinizar a Igreja”, destacando a importância de incluir a perspectiva feminina no contexto religioso.