O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) marcou presença na 3ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, realizada nos dias 2 e 3 de março, na Aldeia Paraguassu, em Paranhos. Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), o evento contou com a participação ativa das forças de segurança, incluindo o DOF, o BPChoque, a Defron, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Durante as atividades desenvolvidas na Escola Municipal Pancho Romero, os moradores das comunidades indígenas Pirajuí, Potrero Guassu, Arroio Cora, Sete Cerros e Ypoi interagiram com os policiais militares do DOF. Além de exposições de materiais operacionais da Unidade, houve também um momento lúdico, no qual as crianças puderam pintar desenhos, desmistificando a ideia de que o DOF representa uma força opressora. O coronel PM Everson Antônio Rozeni, Diretor do DOF, ressaltou a importância da aproximação com as comunidades indígenas, enfatizando o papel da instituição na promoção da segurança pública.
O evento proporcionou acesso gratuito à emissão de documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. Além disso, os moradores puderam solicitar benefícios junto ao INSS, como casamentos, divórcios e atendimentos na defensoria pública. Também foram oferecidos cursos de capacitação, exposições de materiais e aeronaves, registro de boletins de ocorrência, além de atividades de entretenimento para as crianças, como cinema e brinquedos.
Destaca-se ainda que mais de mil mulheres foram orientadas sobre o enfrentamento às formas de violência, por meio da distribuição de panfletos e diálogos realizados durante o evento. A iniciativa reforça o compromisso das forças de segurança com a integração comunitária e o fortalecimento dos laços entre as instituições e a população local.
Com informações: Assessoria DOF