No Biotério da Universidade Católica Dom Bosco, a mestranda Lara Carvalho Alves de Sousa, do programa de Mestrado em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conduzirá uma pesquisa. O objetivo é analisar a microbiota oral e a resistência antimicrobiana das diferentes espécies de jararacas mantidas no plantel da instituição.
Lara irá coletar amostras biológicas de 180 animais, abrangendo desde os recém-chegados até os que residem há anos no Biotério. A pesquisa é orientada pela professora Dra. Cássia Leal e co-orientada pelas professoras Dra. Paula Helena Santa Rita e Dra. Alinne Pereira de Castro, com o apoio técnico de Me. Fernanda Alves e da acadêmica de Medicina Veterinária da UCDB, Isabelle Cardeal Guesser.
O objetivo principal é descobrir quais bactérias existem nesses animais e se, em caso de acidente com as serpentes, esses microorganismos podem causar infecções mais graves além do veneno, conforme explicou Lara. A professora Paula Helena complementou, destacando a importância dos estudos diante das intensas mudanças climáticas e alterações nos micro e macro ambientes, que podem gerar desequilíbrios na saúde das serpentes e impactos tanto para os animais quanto para os humanos.
As jararacas representam quase 90% dos acidentes com serpentes no Brasil. Os pesquisadores ressaltam a relevância desse estudo para a compreensão atualizada da microbiota bacteriana oral desses animais, com implicações na saúde humana e animal, além de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle de infecções relacionadas a acidentes ofídicos.
Com informações: Assessoria UCDB