O primeiro semestre de 2024 registrou um aumento expressivo no combate ao tráfico de drogas na fronteira em Mato Grosso do Sul. O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou hoje (03) um balanço operacional que revela um aumento de 80% nas apreensões de drogas em comparação com o mesmo período de 2023. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram interceptadas 37 toneladas de drogas, sendo a maioria de maconha, além de cerca de cem quilos de cocaína. Neste ano, no mesmo período, o volume apreendido saltou para 67 mil quilos. O DOF não distinguiu o volume de cocaína e de maconha.
Aumento nas Prisões
Além do aumento nas apreensões, o número de pessoas presas também ultrapassou a quantidade total de todo o ano passado. Durante os primeiros seis meses de 2024, 372 pessoas foram presas, enquanto no ano passado esse número não alcançou a marca de 300.
Rota do Tráfico
Historicamente, Mato Grosso do Sul é um ponto crítico na rota de tráfico de drogas no Brasil, sendo palco de frequentes apreensões e operações policiais. Em 2023, o estado liderou o ranking nacional de apreensão de drogas, com uma média de onze ocorrências diárias, totalizando 368,93 toneladas de substâncias ilícitas. Nos últimos dez anos, o estado contabilizou mais de 55 mil ocorrências, que envolvem desde a apreensão de armas até drogas.
Localização Estratégica
O grande volume de drogas apreendidas no estado é explicado por sua localização estratégica. Fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, dois dos maiores produtores mundiais de drogas, a região se tornou um corredor crucial para o tráfico, que escoa as substâncias para o restante do país.
Com informações: Assessoria DOF