O pequeno subúrbio de Pittsburgh, Bethel Park, na Pensilvânia, está em choque após o FBI nomear um jovem local, Thomas Matthew Crooks, como a pessoa que atirou em Donald Trump durante um comício de campanha, surpreendendo a nação.
Tiroteio no Comício
Investigadores acreditam que Crooks, armado com um rifle semiautomático AR-15, abriu fogo contra o ex-presidente enquanto ele discursava para uma multidão em Butler, Pensilvânia. O ataque resultou na morte de um membro da audiência e deixou outros dois feridos. O Serviço Secreto matou Crooks no local.
Identificação e Antecedentes
Thomas Crooks não estava carregando documentos de identidade, então os investigadores usaram tecnologia de DNA e reconhecimento facial para identificá-lo. Ele era de Bethel Park, onde se formou em 2022 na Bethel Park High School, destacando-se em matemática e ciência. Crooks trabalhava na cozinha de um lar de idosos e frequentava o Community College of Allegheny, onde se formou com honras em ciências da engenharia.
Associação a Clube de Tiro
Crooks era associado ao clube de tiro local Clairton Sportsmen’s Club, conhecido por suas instalações de alta potência. O proprietário do clube, Bill Sellitto, e o advogado da organização, Robert S Bootay III, condenaram o ato de violência.
Arma do Crime
Autoridades policiais acreditam que a arma usada foi comprada pelo pai de Crooks. Não está claro como a arma foi parar nas mãos do jovem. No dia do comício, Crooks comprou uma caixa de munição contendo 50 cartuchos.
Motivação do Atirador
A polícia e as agências estão investigando a motivação de Crooks, mas até agora não conseguiram identificar uma. O FBI está examinando o telefone de Crooks e outras evidências digitais em busca de pistas. O pai de Crooks afirmou estar tentando entender o ocorrido e que cooperará com a polícia.
Vítimas do Tiroteio
O tiroteio resultou na morte de Corey Comperatore, chefe dos bombeiros voluntários de 50 anos. As outras vítimas, David Dutch e James Copenhaver, estão em condição estável. Uma página no GoFundMe arrecadou mais de $340.000 para as famílias dos feridos. Trump, que foi atingido de raspão na orelha, está bem e agradeceu aos policiais pelo socorro.
Continuação da Campanha
Trump continuou sua campanha, participando da Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, Wisconsin, onde foi calorosamente recebido pela multidão.
Com informações: Terça Livre, Alan dos Santos,