O Partido dos Trabalhadores (PT), liderado por Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma nota na última segunda-feira, 29 de julho, na qual reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições venezuelanas, apesar de todos os indícios e provas de fraude divulgados. O PT classificou o processo eleitoral como “uma jornada importante, democrática e soberana”, ressaltando a importância do evento para a nação.
O comunicado do PT destacou a necessidade de diálogo na Venezuela, afirmando que “é fundamental que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, mantenha o diálogo com a oposição, buscando superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”. A nota também mencionou o compromisso do partido em contribuir para a resolução pacífica dos problemas na América Latina e no Caribe, sem interferência externa.
Nicolás Maduro é o líder do Partido Socialista Unido de Venezuela que tem estreitos laços e acordos com o PT de Lula no Brasil. Enquanto isso, a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, contestou os resultados das eleições, realizadas no domingo, 28 de julho, reivindicando a vitória no pleito. Machado alegou que houve fraude no processo de reeleição de Maduro e apresentou provas para sustentar sua reivindicação de vitória.
Por outro lado, o Brasil, oficialmente, ainda não se posicionou sobre o resultado das eleições. No entanto, pelo menos dez países das Américas já declararam não reconhecer o pleito, exigindo transparência na apuração das urnas.
Com informações: Terça Livre