Margherita, uma menina de nove anos, enviou uma carta ao CEO da Barilla, Gianluca Di Tondo, sugerindo a criação de um novo formato de massa em forma de “tampa” para melhor reter o molho. A empresa atendeu ao pedido e produziu um protótipo.
Na carta, escrita em 15 de julho de 2024, Margherita propôs o formato inspirado no tampo de uma caneta e sugeriu até o nome do produto. Ela escreveu: “Olá, senhor Gianluca Di Tondo, CEO da Barilla. Sou Margherita, tenho nove anos e meio e como sempre a sua massa. Hoje (15 de julho de 2024) pensei em criar um novo tipo: as ‘tampas’ — sugeri até o nome, com o formato que se parece com a tampa de uma caneta! Se você gostar, pode criá-lo”.
Di Tondo respondeu pessoalmente, agradecendo a criatividade da menina: “Querida Margherita, peço desculpas pelo atraso em responder, mas estive muito ocupado com viagens a trabalho. Quero agradecer por ser tão fã da nossa massa. Muito obrigado também pela excelente ideia que você nos enviou. Inventar novos formatos de massa não é fácil, mas tenho certeza de que as suas ‘tampas’ seriam deliciosas. Passei o desafio para meus colegas que desenvolvem novos formatos e eles me disseram que vão trabalhar nisso, mesmo que não seja simples. Obrigado por sua linda carta”.
Após algumas semanas, Margherita recebeu em sua casa uma caixa contendo o primeiro protótipo da massa criada a partir de sua ideia. Em uma nova mensagem, Di Tondo explicou: “Como prometi, trabalhamos na sua excelente ideia das ‘tampas’ e conseguimos produzir uma primeira versão usando tecnologia 3D. Ainda levará um tempo para produção em larga escala, mas queríamos que você tivesse essa primeira amostra”.
A iniciativa da menina transformou-se em um exemplo de como a criatividade pode se tornar realidade, com a Barilla desenvolvendo o novo formato a partir de uma sugestão espontânea.
Com informações: Corriere di Bologna