Dois radares instalados recentemente para controle de velocidade na rodovia MS-164, saída de Ponta Porã para o distrito de Nova Itamarati, foram derrubados na madrugada desta sexta-feira, 1º de novembro. Imagens registradas por moradores mostram os equipamentos caídos após o corte dos postes de sustentação, próximo ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Saudade.
O vereador e ex-secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, afirmou ao portal Campo Grande News: “Foi ato criminoso, calculado.” Segundo Oliveira, os equipamentos haviam sido instalados há aproximadamente uma semana, com o objetivo de reduzir acidentes e controlar o tráfego em uma das principais vias de acesso à fronteira.
Providências e investigação
O Detran-MS, por meio de sua assessoria de comunicação, confirmou que o consórcio responsável pela instalação dos radares, “Controle e Segurança”, recolheu os equipamentos danificados. Em comunicado, o órgão informou: “A empresa informou ao Detran-MS que foi feito um boletim de ocorrência pelo ato de vandalismo e que novos equipamentos serão instalados em até 15 dias. Os novos equipamentos serão monitorados por câmeras de segurança.”
A rodovia MS-164 conecta Ponta Porã ao distrito de Nova Itamarati, Dourados e Maracaju, sendo uma das principais rotas de trânsito na fronteira com o Paraguai. Juntamente com a BR-463 e a MS-386, a via é uma rota frequente para atividades de tráfico e contrabando na região.