Articulação entre PCC e Comando Vermelho
Lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) estariam negociando uma trégua para definir estratégias de pressão sobre o governo federal. O objetivo seria influenciar mudanças nas regras do sistema carcerário, segundo informações do portal Metrópoles.
Restrições nos presídios federais
As novas normas impõem barreiras à comunicação entre os líderes das facções e seus integrantes fora dos presídios. Entre as medidas adotadas, estão a proibição de visitas íntimas e a restrição do contato físico entre advogados e detentos. Essas limitações dificultam a atuação dos chefes das organizações criminosas.
Atuação de advogados e estratégias jurídicas
As autoridades identificaram movimentações suspeitas e conversas codificadas envolvendo advogados das facções. Os defensores estariam intermediando negociações e buscando alternativas jurídicas para flexibilizar as restrições nos presídios federais. As facções teriam criado uma força-tarefa jurídica para tratar do assunto.
Impacto no tráfico de drogas
Caso o governo altere as regras do sistema carcerário, a organização do tráfico de drogas no país poderá sofrer mudanças. O sistema carcerário brasileiro é um dos assuntos abordados na série original da Brasil Paralelo, Entre Lobos.
Com informações: Brasil Paralelo e Metrópolis