20.8 C
Campo Grande
14/04/2025 - segunda-feira
spot_img
InícioCulturaFilme sobre martírio de cristãos chega ao Oscar dez anos após atentado...

Filme sobre martírio de cristãos chega ao Oscar dez anos após atentado do ISIS

Assassinato de cristãos na Líbia completa uma década

O atentado que vitimou 21 cristãos coptas na Líbia completou dez anos. O grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) executou os fiéis em uma praia, em 15 de fevereiro de 2015, registrando a ação em vídeo. Os assassinatos ocorreram após meses de tortura, período no qual as vítimas receberam a ordem de renegar a fé. Todos permaneceram firmes em suas crenças.

O líder do ISIS afirmou que os militantes “tornaram os oceanos vermelhos com o sangue dos infiéis executados”. A Igreja Copta canonizou os 21 mártires em 2015. Em 2023, a Igreja Católica também os reconheceu como santos.

Produção do curta-metragem sobre o atentado

O produtor Mark Rodgers tomou conhecimento da história dos cristãos assassinados durante uma viagem ao Egito. Segundo ele, “muitos lembram das imagens dos 21 sendo decapitados, mas não sabem que isso aconteceu após semanas, se não meses, de tortura e esforços para que renegassem a fé”.

Durante seis anos, Rodgers trabalhou com 70 animadores de 20 países para produzir a animação Os 21, que retrata o martírio dos cristãos na Líbia.

Indicação ao Oscar e reconhecimento internacional

O filme foi incluído na pré-seleção do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. De acordo com o diretor Hart, “sempre almejamos produzir o filme com qualidade suficiente para competir no Oscar, mas nunca esperamos chegar tão longe no processo”.

O projeto foi desenvolvido com base em extensa pesquisa e depoimentos de familiares, amigos e clérigos coptas. A estética do filme segue o estilo neocóptico, influenciado por iconógrafos da tradição cristã oriental.

Jonathan Roumie e sua experiência no projeto

O ator Jonathan Roumie, conhecido por interpretar Jesus na série The Chosen, atuou como produtor executivo da animação. Ele visitou familiares das vítimas e destacou a força dessas pessoas. “Sua alegria e seu perdão dos assassinos desafiam a compreensão humana e servem como exemplo de como viver as leis de Cristo”.

Roumie também refletiu sobre o impacto do filme: “A animação levanta uma questão para todos os seguidores de Cristo: como responderíamos a esse chamado? O que faríamos no lugar deles? Seríamos tão fiéis?”.

Repercussão do filme

Mariam Youssef Hanna Ibrahim, esposa de uma das vítimas, afirmou que Os 21 causou forte impacto. “Foi um filme muito intenso. Mas Deus nos deu conforto, e sabemos que eles testemunharam por Cristo. Deus lhes deu muita força”.

O cineasta Glenn Keane, vencedor do Oscar, definiu o filme como “poderoso, comovente, desafiador e inspirador”. Já Tomm Moore, três vezes indicado ao prêmio, elogiou a qualidade da obra. “Poderoso e lindamente trabalhado. O design e o artesanato são excelentes”.

Onde assistir

O curta-metragem está disponível no site oficial do projeto, onde também é possível conhecer mais sobre a história e formas de apoiar a iniciativa: www.the21film.com.

Com informações: Brasil Paralelo

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes