Acadêmicos registram espécies em fragmentos urbanos
Acadêmicos do 5º semestre de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Wanessa Aparecida de Souza da Silva e Lucas Carvalho de Almeida, realizam um levantamento de aves nos fragmentos urbanos do campus Tamandaré e da Fazenda-Escola. O estudo integra o Programa de Iniciação Científica (Pibic-UCDB) e ocorre desde o segundo semestre do ano passado, sob orientação da professora Dra. Gisele Braziliano e do pesquisador Dr. Oscar Fernandes Júnior.
Palestra aborda turismo e conservação ambiental
Na quinta-feira (06/02), os acadêmicos participaram de uma palestra promovida pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB. Os convidados foram Gabriel Oliveira de Freitas e Rafael Augusto Ducel de Souza, integrantes da empresa Icterus Ecoturismo, que abordaram o tema “Educação, conservação e turismo: A jornada da Icterus através do birdwatching no Pantanal”.
Durante a palestra, os profissionais compartilharam experiências sobre condução de observação na natureza e apresentaram técnicas utilizadas na atividade.
Observação de aves no campus da UCDB


Na manhã da sexta-feira (07/02), um grupo percorreu o campus da UCDB e registrou mais de 40 espécies de aves. A professora Gisele destacou a relevância da atividade para a educação ambiental. “Campo Grande é considerada a Capital da observação de pássaros e esta é uma atividade que tem atraído um número cada vez maior de pessoas. Isso é um ótimo sinal. Faz parte da educação ambiental essa conscientização sobre a importância de cada indivíduo no ecossistema. Quando conhecemos mais, passamos a ter uma nova postura, uma sensibilidade maior para respeitar o meio ambiente”, afirmou.
Os participantes ressaltaram que a prática da observação de aves contribui para a conservação ambiental e para o bem-estar físico e mental.
Com informações: Assessoria UCDB