21.8 C
Campo Grande
19/04/2025 - sábado
spot_img
InícioBrasilCruz da primeira Missa no Brasil percorre cidades em comemoração aos 525...

Cruz da primeira Missa no Brasil percorre cidades em comemoração aos 525 anos do descobrimento

Cruz histórica inicia peregrinação por Portugal e Brasil

A cruz utilizada por frei Henrique de Coimbra durante a celebração da primeira Missa em território brasileiro iniciou peregrinação internacional para marcar os 525 anos do descobrimento do Brasil e da celebração eucarística ocorrida em 26 de abril de 1500. A peça histórica, conservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, passou por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa entre os dias 12 e 14 de abril. No Brasil, o percurso começou em São Paulo no dia 15 de abril e seguirá até 26 de abril, encerrando-se em Santa Cruz Cabrália, Bahia, local da Missa original. A cruz retornará a Portugal em 27 de abril.

Evento inter-religioso reúne celebrações e encontros institucionais

A peregrinação integra o evento “Brasil com Fé”, organizado pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. A iniciativa pretende “promover a fé, a união e o diálogo inter-religioso”, conforme informou a organização. A ação também homenageia os 200 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

Os organizadores destacaram o simbolismo da cruz na formação cultural do país. “Esta peregrinação representa um momento de reflexão espiritual, resgate histórico e celebração da fé, com o objetivo de promover a união e a esperança entre os povos”, afirmou o Movimento Brasil com Fé em nota oficial.

Primeira Missa no Brasil teve registro na Carta de Pero Vaz de Caminha

A celebração da primeira Missa, ocorrida durante a Páscoa de 1500, foi conduzida por frei Henrique de Coimbra na presença dos portugueses e de indígenas. A carta de Pero Vaz de Caminha descreveu o episódio: “Ao domingo de Pascoela pela manhã, determinou o Capitão ir ouvir missa e sermão naquele ilhéu. (…) E ali com todos nós outros fez dizer missa, a qual disse o padre frei Henrique, em voz entoada (…) a qual missa, segundo meu parecer, foi ouvida por todos com muito prazer e devoção”.

Programação em São Paulo reúne fiéis e autoridades

A programação do dia 15 de abril em São Paulo incluiu atividades religiosas, midiáticas e institucionais. Às 10h30, a cruz apareceu no programa televisivo Mais Você, com a apresentadora Ana Maria Braga. Às 12h, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer presidiu Missa na Catedral Metropolitana da Sé. Em seguida, fiéis acompanharam procissão até o Pateo do Collegio.

No período da tarde, a cruz seguiu para cerimônia na FIESP, às 15h, e para ato solene ecumênico na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), às 16h. A agenda encerrou-se com cerimônia institucional no Palácio dos Bandeirantes às 18h.

Cidades brasileiras recebem cruz histórica até o encerramento na Bahia

Após São Paulo, a cruz passará por Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista (16 de abril); Petrópolis e Maricá, no Rio de Janeiro (17 a 20 de abril); Brasília (21 a 23 de abril); Belém (23 e 24 de abril); e Salvador e Santa Cruz Cabrália, na Bahia (25 e 26 de abril). A última celebração ocorrerá na cidade baiana onde frei Henrique celebrou a Missa de 1500, encerrando o circuito de homenagens.

Com informações: Brasil Paralelo

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes