23.8 C
Campo Grande
21/09/2024 - sábado
spot_img
InícioEconomiaFacebook remove posts explicando que EUA estão em recessão

Facebook remove posts explicando que EUA estão em recessão

Um "verificador" da rede social censurou um post do economista Phillip Magness que explicava por que os Estados Unidos estão oficialmente em recessão.

A Meta, empresa dirigida por Mark Zuckerberg e que agora inclui a rede social Facebook, deixou claro o seu apoio à agenda do governo Joe Biden. Depois que a Casa Branca mudou a definição do termo “crise econômica”, o Facebook começou a remover postagens daqueles que ainda se lembram da definição correta.

Tradicionalmente, uma recessão tem sido definida como dois trimestres consecutivos de queda do PIB, a situação atual em que os Estados Unidos se encontram, mas para não admitir que o país entrou em recessão, o National Bureau of Economic Research (NBER), informou que a partir de agora uma recessão é um “ciclo econômico contracionário em que há um declínio geral da economia”,  uma definição que é muito ampla e não serve para muito propósito.

Três meses antes das eleições legislativas, a ordem da Casa Branca é que ninguém fale sobre recessão, uma medida que rapidamente foi cumprida pelo Facebook, com seu verificador oficial Politifact.

Phillip Magness, diretor de pesquisa e educação do American Institute for Economic Research, uma renomada instituição fundada em 1933, escreveu um post no Facebook explicando a verdadeira definição da palavra “recessão” e por que é importante mantê-la.

Em sua publicação, Magness mostrou todas as vezes que o governo federal, incluindo os democratas e o próprio Joe Biden, usou a definição clássica de recessão, e lembrou que sempre, sem exceção, cada uma das recessões ocorridas em 1930, 1938, 1945, 1949, 1953, 1957, 1960, 1970, 1974, 1980-1982, 1990, 2008 e 2020 foram determinadas pela queda consecutiva de 2 trimestres.

Mas o “verificador” Politifact recomendou que o Facebook removesse o post do prestigiado economista. Politifact disse que a alegação “A Casa Branca está tentando proteger Joe Biden mudando a definição de recessão” é falsa, e é por isso que deve ser removida da web.

Magness chamou a censura do Facebook de “Orwellian”, uma referência ao livro de George Orwell,  ‘1984’, que segue a história de um funcionário do Ministério da Verdade encarregado de remover a opinião das pessoas do discurso público.

Em entrevista concedida à Reason, o economista mencionou que o Facebook usou a definição clássica de “recessão” para excluir postagens que diziam que os Estados Unidos estavam em recessão, antes tecnicamente.

“Neste caso, a decisão do Politifact é agravada pelo fato de que eles já invocaram a mesma definição de recessão – dois trimestres consecutivos de declínio do PIB – em decisões anteriores para encobrir alegações democratas exageradas sobre uma recessão iminente ou para desmascarar reivindicações republicanas na mesma linha”,  assegurou. Ou seja, o órgão de censura do Facebook nega a si mesmo a fim de remover do Facebook um post desconfortável com a Administração Biden.

O economista da AIER escreveu um artigo no Wall Street Journal no qual explica por que a definição de recessão sempre foi a mesma, e consequentemente por que a Casa Branca está mentindo dizendo que sempre foi o que a NBER apontou.

Fonte: La Derecha Diario

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Recentes

Comentários Recentes